quinta-feira, 20 de março de 2008

Xadrez para grávidas

Há um tempo, numa lista de discussão, eu e um amigo começamos a jogar xadrez por e-mail. A jornalista Angélica Lúcio, que também participante da lista (e grávida) reclamou da natureza do evento e pediu ao moderador para nos advertir. Como não me fiz de rogado, e achando que um pouco de cultura enxadrística não faria mal ao bebê, catei nos próprios meios jornalísticos esta interessante matéria.

Médicos descobrem cura do stress pelo xadrez

A equipe liderada pelo médico russo Vladimir Puckchin está em termos de finalização de uma importante pesquisa, divulgada na revista Science. Estudos recentes apontam as qualidades terapêuticas adquiridas na observação de uma boa partida de xadrez. No hospital Prokoviev, pacientes com asma e doenças da respiração foram tratados com partidas gravadas em vídeo. O melhor efeito comprovado em dias foi graças a partida Smielianovich x Tomachev, cuja abertura siciliana com gâmbito provocou sintomas de euforia. Foram desde então cedidas as fitas gravadas de Kasparov, um conjunto de 27 fitas para uma única partida (para os depressivos). Segundo análise do médico de plantão Denieviski, "partidas em que se trocam cavalos por bispos na grande diagonal são indicadas para caso de inflamação dos glânglios", analisa com disfarçado orgulho.

A melhor notícia está na área de obstetrícia. Médicos e enxadristas renomados descobriram estupefactos que a simples leitura das anotações das partidas para grávidas estressadas ou histéricas trazia benefício visível. O primeiro fenômeno ocorreu durante a leitura da violenta partida entre Karpov x Alekhine III, cujas torres foram varridas por uma horda de peões ensandecidos. "A clara alegoria de fraternidade entre os povos é a alma desta partida", alegou Kovaslencenkov rodeado por duas sorridentes grávidas, dopadas com 3 doses diárias de Mequinho (partidas abertas sem roque). "Toda e qualquer grávida deve passar todo o período pré-natal observando, se possivel, os campeonatos compreendidos entre 1856 a 1927. Além de ser um salutar exercício vibrante de movimentação intelectual, é uma aula de convivência e saúde entre as buchudas", define Kovaslencenkov, também grávido.

Nenhum comentário: